Visita ao Gabinete do Reitor
Presidente do Parlamento da Irlanda Sean O'Fearghail e o Reitor Vahan Agopyan, Foto Cecília Bastos/USP Imagens

Visita ao Gabinete do Reitor

No dia 21 de março de 2019 o presidente do parlamento irlandês, Seán O’Fearghail, visitou a Reitoria e foi recebido pelo reitor Vahan Agopyan . Também participaram da reunião a coordenadora da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats, Laura Patrícia Zuntini de Izarra; o diretor adjunto da Aucani, Valmor Alberto Augusto Tricoli; o assessor do Gabinete, Gerson Damiani; e a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Munira Hamud Mutra

Posse Diretoria do IEB
Diana Vidal e Flavia Toni - diretora e vice-diretora do IEB. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Posse Diretoria do IEB

No dia 21 de março de 2019, as professoras Diana Gonçalves Vidal e Flavia Camargo Toni tomaram posse, respectivamente, como diretora e vice-diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). A cerimônia foi realizada no Auditório 2 do instituto.

Lançamento Cátedra Educação Básica
Lançamento da Catédra de Educação Básica da USP. Foto Cecília Bastos/USP Imagens

Lançamento Cátedra Educação Básica

Cerimônia realizada nas dependências do Museu de Arte Contemporânea, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, do lançamento da Cátedra de Educação Básica da USP, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do Itaú Social. Data: fevereiro/2019.

Programa Diálogos na USP
Programa Diálogos na USP, da rádio USP - Tema: Oncologia/Cancêr - Participação dos professores Luisa Villa e Eduardo Rego, apresentação Marcello Rollemberg. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Programa Diálogos na USP

Programa Diálogos na USP com o tema: Oncologia/Cancer , participação dos professores Luisa Villa e Eduardo Rego, apresentação Marcello Rollemberg.

Espetáculo Gota D’água Preta
Peça Gota D'Água {PRETA} releitura do espetáculo de Chico Buarque e Paulo Pontes . Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Espetáculo Gota D’água Preta

Espetáculo de fevereiro de 2019 no Itaú Cultural, em São Paulo, a peça Gota d’Água {PRETA}, uma releitura da peça Gota d’Água: Uma Tragédia Brasileira, de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes, de 1975, sob a direção de Jé Oliveira, que é aluno do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Doação da Empresa Trimble para a Poli Civil
(Da esq. p/ dir.) A diretora da Poli, Liegi Ledi Bariani Bernucci; o reitor Vahan Agopyan; e o vice-presidente global da Trimble, Carlos Alberto Pinto Nogueira – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Doação da Empresa Trimble para a Poli Civil

O reitor Vahan Agopyan visitou, no dia 8 de dezembro de 2020, o Trimble Technology Lab, laboratório da Escola Politécnica (Poli) voltado para treinamentos e pesquisas em projetos de edifícios 3D, Building Information Modeling (BIM), levantamentos topográficos e georreferenciamento, escaneamentos e ambientes construídos sustentáveis

Convênio Cooperação Científica USP e COFECUB
O reitor Vahan Agopyan (esquerda) e o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Convênio Cooperação Científica USP e COFECUB

A USP e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub) assinam um convênio de cooperação científica e tecnológica entre as duas instituições. Data: 10.12.2020

Reunião do Conselho Universitário Remota
O Reitor Vahan Agopyan (reitor) durante a Reunião do Conselho Universitário presencial e online . Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Reunião do Conselho Universitário Remota

Reunião do Conselho Universitario no dia 24 de novembro de 2020 de forma remota com transmissão direta da sala do Conselho Universitário, onde estavam os dirigentes da Universidade; foram atendidas as recomendações sanitárias de distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel.

Projeto Endowment da USP
Cerimônia Fundo Patrimonial da USP : esquerda para direita: Antonio Figueira(FUSP), Antonio Carlos Hernandes(vice reitor) Vahan Agopyan (reitor) e Marcos Tavares (chefe de gabinete USP) Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Projeto Endowment da USP

Um evento virtual, realizado no dia 24 de novembro de 2020, marcou o lançamento do projeto de endowment da USP. O programa foi apresentado pelo diretor executivo da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), Antonio Vargas de Oliveira Figueira.

Ventilador Pulmonar Aberto
Projeto de Ventilador Pulmonar Aberto de baixo custo para ser usado na pandemia COVID-19. Foto: cecília bastos/usp imagens

Ventilador Pulmonar Aberto

No dia 8 de maio de 2020 a USP e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) se preparam para iniciar a produção em escala do ventilador pulmonar emergencial Inspire, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Escola Politécnica (Poli). A diretora da Escola Politécnica, Liedi Legi Bariani Bernucci, e os professores Raul Gonzalez Lima, Marcelo Knörich Zuffo e Dario Gramorelli junto com o reitor Vahan Agopyan visitaram as instalações do Centro Tecnológico que estão sendo preparadas para iniciar a produção.

Carnaval 4.0.

Academia e a tradição carnavalesca se encontraram no Sambódromo paulistano — em uma inédita versão tecnológica. Com o apoio da USP – representada por professores e alunos da Escola Politécnica, a Poli, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA) – e de outras universidades, a Rosas de Ouro inovou em seu desfile. Realidade aumentada como robô e passistas virtuais — além de robôs sambistas verdadeiros - Data.: 22.02.2020 - Local: Sambódromo do Anhembi.